A Prefeitura de Niterói (RJ) segue com as obras de dragagem do Canal de São Lourenço com previsão de término em 15 meses a intervenção busca desassorear a Baía de Guanabara ampliando a profundidade do canal de 7 para 11 metros e dragando 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos mais de 183 mil metros cúbicos já foram removidos até o momento. O investimento total é de R$ 137,5 milhões e a expectativa é de gerar cerca de 20 mil empregos nos setores naval portuário e pesqueiro impulsionando a economia desses segmentos a dragagem possibilitará a ampliação das operações dos estaleiros e o estímulo a novas construções de embarcações e serviços offshore além de facilitar o acesso ao porto da cidade.
Nesta fase três equipamentos estão em operação na área incluindo a draga Kenford com capacidade para dragar 3 mil metros cúbicos de sedimentos por viagem e o equipamento Clamshell que realiza escavações em profundidades de até 50 metros todo o material removido é transportado para uma área de despejo oceânico determinada pelo Instituto Estadual do Ambiente INEA o Consórcio Fluminense formado pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda é o responsável pela execução do projeto após vencer a licitação.
O projeto de dragagem aguardado há mais de 30 anos incluiu estudos de impacto ambiental EIA Rima realizados pela Prefeitura com análises de geologia qualidade da água e uso do solo na região esses estudos foram encaminhados ao INEA e ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para liberação das licenças necessárias o projeto também passou por fiscalização de órgãos como a Marinha e a Capitania dos Portos antes de seu início em julho deste ano.
Após a conclusão da dragagem está prevista a revitalização do Terminal Pesqueiro de Niterói com a criação de um entreposto de pesca para ampliar a infraestrutura e fortalecer o setor pesqueiro da cidade.
Fonte: Revista Portos e Navios