As obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Mucuripe devem começar em trinta dias, de acordo com o ministro dos Portos, Pedro Brito. Nossa previsão é de que demore seis meses, devendo estar tudo pronto até o fim de janeiro de 2011, explicou Brito.
A Bandeirante foi a empresa vencedora da licitação para executar a obra orçada em R$ 54,6 milhões, e a documentação da companhia está sendo avaliada pela Comissão de Licitação da SEP (Secretaria Especial de Portos) para que o resultado seja homologado e publicado no Diário Oficial.
O Porto do Mucuripe deve sofrer profundas transformações até 2014, pois passará por obras de infraestrutura com o objetivo de consolidar o turismo cearense, sobretudo para atender às exigências da Fifa (Federação Internacional de Futebol) para a Copa do Mundo. Além da dragagem, os projetos básico, executivo e licenciamento ambiental para novo terminal de passageiros do Mucuripe já estão em fase de execução. O processo licitatório deve ser aberto em janeiro de 2011, para que as obras tenham início em julho do mesmo ano.