unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/04/24

Dragagem do Porto de Niterói pode ampliar as operações em 30%

A dragagem do canal de São Lourenço promete revigorar a indústria naval em Niterói (RJ) e arredores. A inauguração das obras contou com a presença do presidente Lula

Por Sabrina Lorenzi02/04/2024

A dragagem do canal de São Lourenço, em Niterói (RJ), promete revigorar a indústria naval em Niterói e arredores, que já foi o principal polo do setor no país. 

A estimativa das autoridades presentes à inauguração das obras, que contou com a participação do presidente Lula, é que a ampliação do canal leve o Porto de Niterói a uma ampliação de 30% das atracações e serviços portuários. 

Os terminais do porto oferecem suporte completo para módulos de plataformas e equipamentos de produção de petróleo e gás. A obra, que aumentará o calado de 7 m para 11 m, beneficiará diretamente os estaleiros no local, que poderão receber navios e construir embarcações de maior tamanho.

Ao todo, a obra do Canal de São Lourenço soma R$ 157 milhões em investimentos, dos quais R$ 137 milhões provenientes da Prefeitura de Niterói e R$ 20 milhões da Companhia Docas do Rio de Janeiro, empresa pública ligada ao governo federal.

Além disso, o governo federal vai aportar R$ 60 milhões na viabilidade operacional do terminal pesqueiro da região, que foi inaugurado mas que está, no momento, sem condições de funcionamento devido à pouca profundidade do terminal.

Os terminais do Porto de Niterói atendem hoje à demanda logística e de cargas na atividade offshore, focados em empresas nacionais e internacionais de petróleo e gás que operam no país. 

Na cerimônia, o presidente Lula criticou a falta de incentivo ao setor naval dos governos anteriores e afirmou que vai retomar as políticas públicas para retomada de negócios e empregos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), lembrou que os estaleiros já foram grandes geradores de emprego da região. As atividades foram afetadas por mudanças nas contratações da Petrobras desde a Lava Jato, com a interrupção de grandes contratos, encomendas e serviços que passaram a ser realizados junto a empresas estrangeiras.

De acordo com a PortosRio, autoridade portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, Nitshore e NitPort são as mais modernas bases de logística em apoio às atividades offshore da América Latina, responsáveis pelo suporte, fabricação, reparação e apoio para módulos de plataformas e equipamentos de produção de petróleo e gás.

O Porto de Niterói oferece apoio logístico, aluguel de guindaste e empilhadeiras, aluguel de contêineres, escritórios e salas de reunião, tanques de cimento, perfuração e completação. 

A principal operação do Porto de Niterói, até junho de 2004, consistia na importação de trigo para o abastecimento do Moinho Atlântico, localizado nas proximidades do complexo. Após a paralisação desta atividade, pela localização estratégica na Baía de Guanabara, o porto desenvolveu potencial no atendimento de demandas específicas gerada sobretudo no contexto das atividades de reparos navais e de apoio offshore.

Fonte: Revista Portos e Navios