Deverá estar concluída em um ano a dragagem nos acessos aquaviários do Porto de Santos, o maior da América Latina. O contrato para executar a obra que irá aprofundar e alargar o canal de navegação foi assinado ontem pelo ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, em solenidade realizada na Companhia de Docas do Estado de São Paulo. Os trabalhos, conforme o ministro, devem começar em 45 dias.
O investimento permitirá ampliar a profundidade que varia de 12,5 a 13,2 metros para 15 metros em toda a extensão e alargar o canal de navegação de 150 para 220 metros, o que possibilitará a navegação simultânea nos dois sentidos. O porto terá condições de receber navios de até 9 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A obra, orçada em R$ 199,5 milhões, integra o Programa Nacional de Dragagem (PND).
A expectativa da SEP é aumentar a capacidade de porto santista em até 30%, tornando o complexo portuário mais competitivo, com condições de receber navios ?post panamax?, que possuem 280 metros de comprimento, 42,8 metros de largura, calado de até 13,5 metros e capacidade de transporte para até 70 mil TPB (Toneladas de Porte Bruto).
A obra será executada por um consórcio formado pelas empresas EIT Empresa Industrial Técnica, DTA Engenharia, Equipav Pavimentação e Comércio e Chec Dredging.