Previsto inicialmente para meados de março do ano passado e adiado sucessivamente por duas ocasiões, o processo que aumentará a profundidade do calado do Porto do Mucuripe – chamado dragagem -, agora, tem nova data prevista: fim de janeiro de 2012, segundo informou, ontem, em nota, assessoria de imprensa da Companhia Docas do Ceará (CDC).
O novo adiamento deve-se por conta de uma batimetria – estudo do fundo do mar para identificar o material existente e a profundidade que ele está – realizada para fiscalizar a obra da dragagem durante dezembro de 2011.
A batimetria identificou que restam ainda alguns poucos pontos a escavar. Esse trabalho precisa ser minucioso, para resguardar a segurança dos navios de grande porte que irão navegar na área do Porto, declarou a CDC ao Jornal.
Novos contratos
O texto ainda esclareceu que a Marinha do Brasil só homologa o novo calado do Porto de Fortaleza com a batimetria 100% concluída. Mesmo sem a conclusão das obras, a Companhia Docas do Ceará garantiu que já está em negociação com armadores (Petrobras, Aliança e CMA CGM) para formalizar novos contratos para a vinda de navios com até 70.000 toneladas para o Porto do Mucuripe.
Características
As obras no calado do Mucuripe eram aguardadas desde 2008 e irão aumentar a profundidade dele de 10,5 metros para 14 metros. Ao todo, foram aplicados R$61 milhões. Os recursos são provenientes do Programa Nacional de Dragagem da Secretaria Especial dos Portos (SEP), com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Também de olho no fim do processo, a CDC já havia afirmado anteriormente que trabalha nas obras de pós-dragagem.