O Ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, disse no sábado (08), no 17º Congresso Nacional de Municípios Portuários em Santos, que o Plano Nacional de Dragagem está em dia e todas as licitações deverão ser concluídas até o final de agosto. “Vamos ter 20 portos no Brasil sendo dragados. Vamos lançar Suape na próxima semana, São Francisco do Sul, Itajaí e Paranaguá, esses são os últimos portos que faltam pra completar os 20 portos”, disse Brito.
Sobre a dragagem do canal do Porto de Santos, Brito afirmou que a assinatura do contrato entre a vencedora da licitação, o consórcio Draga Brasil, e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deve ocorrer no máximo em 15 dias, depois que a documentação de regularidade tributária das empresas formadoras do consórcio for avaliada pela Advocacia Geral da União (AGU).
“A perspectiva é que hoje a empresa possa estar entregando o restante dessa documentação fiscal. Como a gente sabe, a empresa para poder assinar um contrato com o serviço público tem que estar regular com tributos federais, estaduais e municipais”, disse Brito.
Formado pelas empresas EIT Empresa Industrial Técnica, DTA Engenharia, Equipav Pavimentação e Comércio e Chec Dredging, o Consórcio Draga Brasil venceu a licitação em abril com a proposta de R$ 199,5 milhões. (da Agência Estado) (Com informações Agência Estado)