A consultoria marítima britânica Drewry vem defendendo que fretadores e transportadores assinem contratos de serviços com prazos maiores, fixando as tarifas para os índices de contêineres, como o de Xangai, para reduzir a instabilidade e a volubilidade dos preços.
O diretor da divisão de Supply Chain da companhia, Philip Damas, declarou que contratos longos, que duram de 18 a 24 meses, podem ajudar a prover mais estabilidade e previsibilidade nos relacionamentos contratuais entre as fretadores e as transportadoras, muito mais do que os contratos padrões de hoje em dia, comumente de 12 meses.
Estabelecer contratos de serviços para índices de contêiner poderia ser uma solução ao problema da instabilidade da precificação. Quem se opõe a essa idéia afirma que seria artificial fixar uma tabela por dois anos e que a precificação poderia sair da sincronia com o mercado, mudando, assim, a pressão mercadológica espontânea.
Alguns se preocupam ainda que uma das partes contratantes possa forçar a outra a renegociar os termos antes do final do contrato. Mas Damas disse que usar um índice independente para sugerir quando os níveis de contratos a longo prazo podem ser revistos pelos fretadores e pelas companhias marítimas pode ser uma solução para essas questões: Um contrato seguro é resguardado por mútuas obrigações tais como o volume de comprometimentos e garantias de serviços, e contém uma linguagem contratual fechada, esse mecanismo de precificação tem o benefício de dar estabilidade para ambas as partes, assegurou. E completa: Ela também evita grandes e inaceitáveis surpresas durante o perãodo de vigência do contrato, além de reduzir tentações oportunistas para que qualquer uma das partes se desfaça do trato.
Partilhando da mesma posição, a The Containership Company (TCC) disse que pensa em atrelar seus contratos aos índices do mercado de contêiner. O diretor de marketing da empresa, Lars Jensen, afirmou que os clientes têm se posicionado positivamente com relação a essa sugestão. É possível que isso impeça as transportadoras de achar jeitos de cancelar contratos caso os preços do mercado repentinamente aumente e que os fretadores façam o mesmo caso os preços caiam.