Deve ser retomada hoje a dragagem de aprofundamento, para 15 metros, do canal de navegação do Porto de Santos, garantiu a DTA Engenharia, empresa integrante do Consórcio Draga Brasil, responsável pelo serviço.
O trabalho será iniciado pela draga chinesa Xin Hai Feng, que chegou ao cais santista no último domingo. A execução da obra estava condicionada à vinda da embarcação.
A retomada do serviço não foi confirmada pela Codesp. A Docas afirmou que ainda está liberando a documentação necessária junto à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), para então começar a tarefa. A estimativa da companhia é de que a draga possa iniciar seu trabalho amanhí. Atualmente, ela está atracada entre os armazéns 33 e 34, na Ponta da Praia.
A previsão inicial da Codesp era de que a Xin Hai Feng, que tem capacidade para transportar 18 mil metros cúbicos de sedimentos, chegaria ao complexo no final de janeiro último. A Docas chegou a anunciar um segundo prazo, meados de fevereiro. No entanto, uma reforma na draga acabou atrasando sua vinda ao Porto. Além dela, é esperada outra embarcação, a draga Hang Jung 5001, capaz de levar 5 mil metros cúbicos, para ajudar na obra. A Codesp não informou quando ela estará na Cidade.
As dragas serão responsáveis pelo aprofundamento e pela manutenção das dimensões obtidas no canal de navegação do Porto. Ambos os serviços vão acontecerem paralelo. A estimativa é que sejam finalizados em quatro meses. O cronograma é elaborado em função do plano de dragagem desenvolvido para atender o aspecto ambiental.
DRAGAGENS Agora, a obra de aprofunda- mento será feita no Trecho 4, que fica entre o Paquetá e a Alemoa, e era o único pendente. A realização do trabalho aguardava a liberação do Ibama. De acordo com a DTA, falta executar o serviço em 30%daárea.
A dragagem nos demais três trechos do canal, da Barra até o Paquetá (na altura do Armazém 6), foi concluída há cerca de seis meses. O projeto prevê tanto o aprofundamento do leito navegável do estuário santista, para 15 metros (antes dos trabalhos, tinha cerca de 13 metros ), como seu alargamento, de 150 para220metros,emmédia.
A obra de manutenção será feita nos trechos 2 e 3, que vão do Entreposto de Pesca (Ferry Boat) até o Armazém 6 (Paquetá). Até então, havia sido executada apenas a manutenção do Trecho1, da Barra ao Entreposto de Pesca. No 4, o serviço dependerá de uma nova licença, a ser expedida depois da conclusão do aprofundamento.
Após o encerramento da dragagem, o próximo passo será a homologação o da nova profundidade da via de navegação. Apesar das constantes mudanças na data de conclusão da obra, o novo prazo ainda atende o edital de licitação.
Conforme o documento, o serviço deve ser finalizado em três anos a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu em 24 de novembro de 2009.
Assim, caso os trabalhos sejam finalizados nos próximos quatro meses, ainda estarão adiantados.