Tudo indica que a liberação de seis quilômetros de ferrovias duplicadas entre Perequê e Cubatão, na Baixada Santista será capaz de retirar 540 carretas por dia da margem direita do Porto de Santos até junho. Com isso, quem precisa acessar o Porto de Santos pela margem direita terá um alento no trânsito.
O trecho entrou em operação em 8 de abril e, por enquanto, elevou de sete para oito trens (com 80 vagões cada) rumo aos terminais. A expectativa é que este número suba para 9 e, em junho, 10 trens – acréscimo de 19,2 mil toneladas movimentadas pelos trilhos.
Quando a obra estiver concluída, a capacidade poderá saltar para até 20 trens por dia, diz Masella. Isso significaria mais que duplicar a capacidade movimentada hoje nesse trecho – ou 2.300 caminhões a menos nas estradas. A medida seria bem-vinda uma vez que a participação do transporte sobre trilhos recuou de 2011 para 2012, de 21% para 20%, em Santos.