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Clippings - 10/07/24

Edital do TP25 prevê equipamentos eficientes e possibilidade de combustíveis alternativos

Arquivo/Divulgação

Programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro contém especificações técnicas para incorporação de pacote de equipamentos mais eficientes

edital das quatro primeiras das 25 embarcações previstas no programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro (TP25) estabeleceu especificações técnicas para incorporação de um pacote de equipamentos mais eficientes em termos de consumo, com a possibilidade de utilização de combustíveis alternativos. A empresa projeta que as novas embarcações serão entregues mais sustentáveis e que haverá uma redução da pegada de carbono, atendendo às determinações da Organização Marítima Mundial (IMO).

O diretor de transporte marítimo da Transpetro, Jones Soares, garantiu que esses navios atenderão rigorosamente a estratégia imposta pela IMO, de reduzir em 70% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2040 e de zerá-las até 2050. Ele explicou que as futuras embarcações virão com pacote de tecnologias existentes que já reduziram emissões de outras unidades, como uso de tintas anti incrustantes.

“Prevemos que os motores principais dessas embarcações terão capacidade de funcionar com combustíveis alternativos. Tudo isso vai fazer com que o navio do TP25 seja muito mais ‘verde’ e que atenda ao que a IMO está colocando como meta para todas as embarcações”, acrescentou Soares, na última segunda-feira (8), durante coletiva de imprensa. Em 2023, a companhia diminuiu em mais de 8% as emissões dos navios que opera, a partir de investimentos feitos nos últimos anos para reduzir a pegada de carbono da frota.

Soares ressaltou que os navios de cabotagem estarão prontos para rodar, por exemplo, com etanol ou metanol. Ele destacou que os estudos feitos até o momento indicam que, além das opções em testes de viabilidade globalmente, como hidrogênio e amônia, o Brasil é competitivo com o uso de biocombustíveis. O diretor da Transpetro lembrou que o BNDES, principal agente financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM) estuda a possibilidade de taxas mais atrativas para o financiamento de projetos com pegada mais verde.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ponderou que ainda não houve um aprofundamento por parte do FMM as taxas para financiar projetos de ‘navios verdes’. Se a Transpetro optar pelo FMM, essa questão não será levada em conta porque serão aplicadas as condições vigentes atualmente. Se esses navios forem construídos no exterior, existem alguns fundos fora do país que levam em consideração essas questões e podem ter taxas atrativas. “Depende muito de onde será feita [construção dos navios] e de qual qual fundo será utilizado para poder viabilizar a construção”, frisou Bacci.

O programa TP 25 da Transpetro prevê aquisição de navios para cabotagem na costa brasileira, contemplando gaseiros e embarcações de médio porte, além dos handy deste primeiro edital. A Transpetro prevê um custo do projeto dos 25 navios próprios entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões.

Fonte: Revista Portos e Navios