unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/11/09

Eisa, Mauá e Promar Ceará querem construir gaseiros para Transpetro

Mauá, Eisa, e Promar Ceará são os estaleiros interessados em construir os gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro. As propostas técnicas e comerciais foram apresentadas ontem. A próxima etapa será uma análise da conformidade das propostas técnicas dos concorrentes com as exigências do edital. O resultado desta análise será anunciado em data a ser definida pela Comissão de Licitação. As propostas comerciais serão abertas numa fase posterior.

Foram reunidos em um único lote todos os navios para transporte de GLP ? gás liquefeito de petróleo que compõem o programa, sendo quatro com capacidade para sete mil metros cúbicos, dois de doze mil metros cúbicos e dois de quatro mil metros cúbicos. A construção dos navios terá que ser realizada em estaleiro localizado em território nacional e atingir um índice de nacionalização de 70%, no mínimo, na compra de equipamentos e serviços.

De acordo com o edital, as empresas concorrentes devem apresentar o planejamento da preparação do estaleiro para a construção dos oito gaseiros, acompanhado de cronograma com a indicação das principais metas a serem atingidas. No caso do licitante optar pela implantação de um novo estaleiro para a construção dos navios, o detalhamento deverá incluir a definição do local proposto e a descrição de todas as etapas da obra, com indicação dos recursos necessários e fontes de financiamento, além de um cronograma integrando a obra do estaleiro com a construção dos navios.

O Promef prevê a construção de 49 navios, num total de quatro milhões de toneladas de porte bruto. Já foram licitadas 33 embarcações, sendo que seis delas serão lançadas ao mar em 2010.