unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/01/10

ELAA pretende estabelecer limites para valores de fretes

Iniciativa deve começar nas rotas Ásia-Europa e transpacífica.

Devido ao quadro preocupante do comércio mundial com o aumento dos valores de fretes pelos armadores – que buscam o equilíbrio de suas relações entre custos e ganhos-, o mercado tem planos de testar uma iniciativa com potencial para fornecer uma garantia contra eventuais abusos nas tarifas de transporte marítimo.

Encontrar uma base média para valores de frete sempre foi um problema, complicado ainda mais com a abolição do sistema de conferências na Europa. Os valores agora são fechados confidencialmente entre os transportadores e seus clientes.

A ELAA (European Liner Affairs Association) está divulgando estudos com índices de preços sugeridos para o comércio de cargas conteinerizadas na Europa. A medida a princípio pede que as linhas marítimas estabeleçam os valores de seus serviços para Xangai.

A iniciativa pode não ter definido um bom limite de valores para o comércio dentro da Europa ou rotas transatlânticas, mas deve possibilitar aos participantes a compensação de perdas econômicas nas duas maiores rotas do mundo: Ásia – Europa e transpacífica.

Considerando que a grande maioria dos exportadores e armadores encontra-se atualmente atada por contratos anuais com valores já fechados, o ano comercial vigente deve servir como laboratório para o desenvolvimento dos valores e limites a serem estabelecidos pela ELAA em um futuro próximo.