unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/03/24

Emap e Transpetro firmam parceria para descarbonização no Porto do Itaqui

Com o objetivo de fortalecer os laços e impulsionar o Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui, a Emap e a Transpetro deram os primeiros passos para uma parceria estratégica. As duas instituições se comprometem a desenvolver projetos comuns com a finalidade de promover a descarbonização das operações em um dos berços operados pela Transpetro no Itaqui.

Como primeiro passo, a Emap está buscando o apoio de diferentes empresas e instituições para executar o projeto piloto do primeiro Berço NetZero do Brasil. A Transpetro se comprometeu a colaborar com a iniciativa, estudando a viabilidade de instalar bunker verde para navios no Porto do Itaqui, além de adaptar sua frota de veículos e equipamentos para a utilização de combustíveis verdes.

A Transpetro também se comprometeu a compor dois dos quatro Grupos de Trabalho que foram formados para o funcionamento da aliança.

“Essas ações serão muito importantes e certamente marcam o início do processo de descarbonização das operações no porto”, ressaltou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Bruno Mota.

A gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos, relata que este projeto será o primeiro passo para a concretização do Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui, que está sendo elaborado por meio da parceria com a Fundación Valenciaport da Espanha.

Aliança para Descarbonização de Portos

Em recente iniciativa, a Emap, junto com a Fundação Valenciaport, propôs a criação da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, lançada oficialmente no último dia 6 de março. A Transpetro é uma das 45 signatárias, entre empresas, organizações, portos, universidades e startups que aderiram à iniciativa.

Fonte: Revista Portos e Navios