unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/05/21

Embarcações triplicam tráfego de dados durante a pandemia

Com base na taxa média diária de downloads e uploads em 11.000 navios, por meio da ferramenta Fleet Xpress, a Inmarsat Maritime comprovou que os dados consumidos em embarcações triplicou durante a pandemia do Covid-19. De janeiro de 2020 a 21 de março de 2021, o total de dados consumidos por navio saltou de 3,4 gigabytes por dia para 9,8 gigabytes por dia. No mesmo período, o uso global da Internet quase dobrou.

“Esta é uma prova firme de que a digitalização impulsionada pela tripulação e pelo uso operacional está se acelerando rapidamente e esta é uma tendência irreversível”, informou o presidente da Inmarsat Maritime, Ronald Spithout, ao divulgar os dados.

Na avaliação da empresa, o maior consumo se deveu, em especial, ao maior uso da tripulação e ao acesso remoto para chamadas de negócios ou vídeos. Há ainda um outro fator em jogo: os navios modernos são mais bem equipados para receber e transmitir dados com seus centros de operação em terra. Com isso, o crescimento do uso de dados deu um salto com a pandemia, mas também estar em viés de alta pela situação global do mercado.


As conclusões da Inmarsat reforçam informações divulgadas pela KVH Industries, o maior vendedor de VSAT marítimo do mundo. A empresa, especializada em tecnologia móvel, vendeu mais de 500 sistemas de comunicação por satélite VSAT durante os primeiros três meses de 2021. Foi o segundo trimestre recorde consecutivo para remessas de VSAT, em outro sinal de crescente demanda por mais conectividade no mar.

Outro documento, um relatório do Seafarers Happiness Index, relativo ao primeiro trimestre de 2021 apontou para o aumento do acesso à Internet no mar. Segundo o levantamento, mais empresas de navegação estão trabalhando para fornecer às tripulações acesso wi-fi, o que indicaria uma tendência de melhorar a comunicação entre os marítimos e suas famílias. “O investimento em conectividade faz uma grande diferença para aliviar as dificuldades enfrentadas pelos tripulantes e melhorar o moral a bordo ”, indica o documento.

Para corroborar esse fenômeno, um relatório da Euroconsult, especialista em satélites, destaca que o transporte representa o maior mercado de conectividade marítima, com mais de 225.000 terminais ativos no fim de 2020, incluindo 16.000 VSATs. A demanda subiu tanto que provocou uma alta nos preços, pela impossibilidade de atender a todos os pedidos.

“O número limitado de novas instalações de terminais durante o ano e uma necessidade crescente de banda larga permitiram que os provedores de serviço aplicassem atualizações nos planos de preços em todo este segmento em 2020”, aponta o levantamento da Euroconsult.

Na avaliação da empresa, a decisão de investir em novos sistemas de comunicação está diretamente ligada às condições de vida a bordo dos navios, que mudaram significativamente em comparação com a situação anterior à pandemia, em especial no que se refere às escalas em portos.

“Manter um vínculo social com amigos e familiares tornou-se mais importante do que nunca. Como resultado, o mercado de comunicações por satélite para o transporte marítimo mercante realmente viu um aumento no consumo em apoio ao bem-estar da tripulação”, destaca o relatório da Euroconsult.

Fonte: Revista Portos e Navios