MSC pretendia adicionar novo string em rota Ásia-Europa, mas ainda não há sinais de que isso acontecerá.
No começo do ano, a MSC parecia preparada para lançar um string adicional no trade Ásia-Europa com alguns dos 15 navios com mais de 10 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) que está para receber.
A companhia já tinha 40 navios desse tamanho em sua frota e com eles teria frota suficiente para montar um serviço com cinco strings até a metade deste ano. Pelo menos 13 desses navios já foram entregues, mas ainda não há sinais do novo string. Em vez disso, a MSC tomou alguns passos extraordinários para manter o delicado equilíbrio entre suprimento e demanda, evitando o excesso de capacidade nesse trade.
Desde abril, a companhia ampliou, em uma semana, a rotação de três de seus quatro strings FEEuropa, que passaram de 11 semanas para 12 semanas de rotação. Um quarto string permanece com rotação de 11 semanas, pelo menos por enquanto.
Esses quatro strings agora empregam 47 navios que têm entre 12.500 Teus e 14 mil Teus de capacidade, o que representa uma diferença considerável, já que em 2008 esses mesmos strings empregavam, juntos, 38 embarcações que tinham entre 8 mil Teus e 9.600 Teus de capacidade.