O pagamento de US$ 87 milhões pela Air France/KLM para freight forwarders como compensações por formação de cartel, conforme reportagem do Lloydslist, está levando embarcadores europeus a pedirem uma decisão rápida similar à indústria na Europa.
O caso no setor aéreo foi levado a cortes norte-americanas, com outras companhias de carga aérea admitindo terem conspirado com os concorrentes para definir os parâmetros da aplicação de taxas de combustível.
Essas resoluções parecem ser a ponta do iceberg. Especialistas como Hausfield & Co e Claims Funding International destacam que no perãodo que durou o cartel, aproximadamente entre 2000 e 2006, os embarcadores compraram em serviços de transporte o equivalente a US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões.
As vítimas do cartel permaneceram em silêncio por muito tempo, mas agora estão se levantando em grande número e exigindo reparação, destacou o diretor do CFI, Peter Koutsoukis.
A associação de embarcadores baseada em Bruxelas instou a Comissão Europeia a tomar uma decisão rápida sobre as alegações de atividade ilegal pelas companhias de carga aérea.