Embarcadores de todo mundo estão alertando armadores a evitarem a formação de alianças excessivamente grandes. Apesar de reconhecerem os benefícios obtidos a partir da economia de escala, os clientes desejam assegurar que as alianças entre os armadores não derrubem o equilíbrio do mercado.
Em um fórum global de embarcadores realizado em Cingapura, muitas entidades de classes disseram que algumas alianças acabaram ficando grande demais.
O relatório do fórum pediu que os armadores encontrassem o equilíbrio mais justo entre a concorrência, eficiência e economia de custos.
A secretária-geral do Conselho Europeu de Embarcadores, Nicolette van der Jagt, disse que se por um lado os consórcios, alianças, e outros tipos de acordos promovem uma maior eficiência de transporte, de outro, podem acabar prejudicando a livre concorrência.
Peter Gatti, vice-presidente executivo da National Industrial Transportation League, disse que as alianças foram uma das formas que os armadores conseguiram de cortar custos e permanecer no mercado. Os acordos são excelentes ferramentas para partilhar custos e ampliar a gama de serviços aos embarcadores, disse.