As exportações brasileiras de etanol atingiram 198 milhões de litros em outubro, 13,4% mais do que no mesmo mês do ano passado, quando foram embarcados 171 milhões de litros, segundo dados do Sistema Alice, do Ministério do Desenvolvimento (MDIC).
Os prêmios pagos pelos Estados Unidos ao etanol de cana-de-açúcar do Brasil colaboraram para o movimento. Mas, conforme avaliação de Bruno Zaneti, da consultoria FCStone, boa parte desse movimento pode ter sido estimulado pelo dólar mais valorizado.
No acumulado da safra, entre maio em outubro, ainda é de queda. Foram embarcados nesse intervalo 928,2 milhões de litros, 2% menos do que em igual intervalo de 2010.
Por outro lado, as importações do produto subiram substancialmente no acumulado da safra. Segundo dados do Sistema Alice, foram embarcados entre maio de outubro deste ano 337,8 milhões de litros de etanol, ante pouco mais de 17 milhões de litros de igual intervalo de 2010. Em outubro, no entanto, as importações se resumiram a 60,1 mil litros, ante os 4 milhões de outubro de 2010.
Na safra passada, a 2010/11, o Brasil exportou 1,9 bilhão de litros de etanol. Para esta temporada, a consultoria Datagro revisou em setembro sua estimativa de embarques de etanol para o atual ciclo de 1,49 bilhão de litros para 1,64 bilhão de litros, justamente por causa do aumento dos prêmios pagos ao etanol de cana-de-açúcar do Brasil.
Desde o início da atual safra no Centro-Sul, em abril, o ágio pago pelo etanol de cana brasileiro dobrou e chegou a atingir patamares superiores a US$ 1 por galão de 3,78 litros. Esse prêmio é pago porque a legislação americana determina que uma parte dos biocombustíveis consumidos no país têm de estar na categoria avançado, ou seja, suas emissões de gases de efeitos estufa devem ser 50% menores que as dos combustíveis fósseis. E apenas o etanol de cana do Brasil até agora teve esse reconhecimento da agência de proteção ambiental americana (EPA).
Na última semana, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), que representa as usinas do Centro-Sul, divulgou relatório no qual informa que das 310 usinas em operação na região, 89 já haviam encerrado suas atividades até a segunda quinzena de outubro, 186 iriam finalizar em novembro e apenas outras 35 unidades seguiriam moendo em dezembro.