As exportações de minério de ferro do Brasil aumentaram 13% em novembro em relação ao mesmo perãodo do ano passado, mas registraram redução de 18% na comparação com outubro, informou ontem a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Os embarques da principal commodity do Brasil atingiram 24,7 milhões de toneladas no mês passado, gerando uma receita de 2,7 bilhões de dólares, queda de 21,3% na comparação com outubro, mas um crescimento de 176% ante o mesmo mês de 2009, quando o minério valia menos da metade do que custa hoje.
Os preços do minério de ferro, com o novo sistema trimestral de reajuste adotado pela Vale e outras grandes mineradoras do mundo, deram um salto este ano em relação a 2009.
Mas, pelo mesmo sistema de preços baseado nas cotações do spot, as cotações caíram no quarto trimestre do ano em relação aos preços de exportação mais elevados da história verificados no terceiro trimestre.
A tendência para os preços do minério no próximo trimestre é de valorização, num mercado global apertado e com a forte demanda especialmente da China, segundo especialistas.
O índice de preços do minério da TSI está no maior patamar em mais de 6 meses atualmente.