Durante o ano de 2023 a Mecus Subsea atuou no projeto inovador da Shell no Brasil: o descomissionamento dos ativos dos campos de Bijupirá e Salema, na bacia de Campos. O projeto está relacionado diretamente ao descomissionamento do FPSO Fluminense ‘’Maestro de vida’’. A petroleira lançou o BID para contratação do serviço no final de 2022, onde fechou o contrato com a empresa.
A Mecus foi a responsável pelo planejamento e execução das atividades submarinas, fornecendo todo arsenal de equipamentos e mão de obra técnica para a execução dos trabalhos. O escopo consistia em corte das flowlines, abertura de linhas por meio de destorqueamento ou corte, isolamento subsea (instalação de flanges cegos), seal test e remoção dos MCVs para instalação de capas.
Para a execução das atividades foram fornecidos: procedimentos operacionais, supervisão das operações offshore, time técnico especializado, ferramentas e dispositivos de alta performance desenvolvidos pela Mecus, resultando na agilidade e segurança das operações e acima de tudo na integridade do meio ambiente.
De acordo com o gestor responsável pela Mecus, Mikelli Pessanha, o projeto foi mais uma oportunidade de mostrar o potencial nacional, tornando a Mecus subsea cada vez mais uma exportadora de tecnologia para intervenção submarina. “Para nós, é sentimento de gratidão por ter acreditado e se dedicado ao segmento há mais de uma década e ver como resultado o conceito Mecus se tornando cada vez mais referência de desenvoltura e segurança para os ativos submarinos e acima de tudo a integridade do meio ambiente. Agradecemos a Shell, Petrobras e a todos que juntamente com a Mecus acreditam no potencial do mercado nacional, onde levantamos a bandeira representando o segmento que é referência em operações inovadoras em águas cada vez mais profundas. Representamos os técnicos, supervisores, pilotos de ROVs, time das embarcações, líderes e gestores, onde em cada produto e técnica desenvolvida mostramos o poder do mercado nacional ”.

Foto: Divulgação
Sobre a Mecus Subsea
Fundada em 2012, a Mecus é uma empresa genuinamente brasileira com foco no desenvolvimento de tecnologia para intervenção submarina, tendo como maior parceiro a Petrobras, proporcionando o desenvolvimento de inúmeros equipamentos, ferramentas especiais e dispositivos customizados, tornando assertivas as operações que antes não eram possíveis em ambientes submarinos e, reduzindo cada vez mais os custos de mobilização e manutenção, proporcionando a segurança dos seus ativos
A Mecus conta com uma fábrica com tecnologia de ponta, engenharia avançada, corpo técnico e um vasto know-how. A Mecus é a única empresa de intervenção submarina da América Latina com fábrica integrada, proporcionando agilidade, customização, qualidade e segurança para as operações e acima de tudo a integridade do meio ambiente.
2ª Edição do Maior evento sobre FPSOs do Brasil
O mercado de FPSOs está aquecido e em expansão, à crescente demanda de projetos no país impulsiona a realização da 2ª edição do evento: Brasil – Epicentro Global de FPSOs, no Rio de Janeiro – que acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2024. O evento contará com os principais tomadores de decisão que se reúnem para impulsionar a atividade e apoiar a transformação digital dos FPSOs enquanto reduz a pegada de carbono. À medida que a maré do progresso se eleva, sua organização pode ser a onda que impulsiona a inovação na indústria de FPSOs.
Venha iluminar o caminho conosco e ser uma parte integral de um evento marcante e alinhe sua marca aos líderes e pioneiros do setor.
Prepare-se para discussões aprofundadas, troca de conhecimentos e networking inestimável.
Garanta a sua participação! Será um prazer receber você neste evento memorável.
Seja um Patrocinador ou Expositor: fpsosseminario@revistaoilegasbrasil.com.br
Inscreva-se para os dois dias da conferência: https://mpago.la/1xrS9m6
Acesse o site do evento e veja como foi a 1ª edição: https://fpsosexpor.com.br/
Fonte: RIOOLEO E GAS