
Divulgação C3 Engenharia
Escopo apresentado pela C3 Engenharia, na última semana, prevê conexão ligando Galeão e Santos Dumont, com embarcações 100% elétricas
A C3 Engenharia entregou, na última sexta-feira (17), o projeto de conexão aquaviária entre os aeroportos do Galeão, por meio da Ilha do Fundão, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). O escopo do projeto, entregue à Prefeitura do Rio, prevê embarcações 100% elétricas, com zero emissão de carbono. A empresa destacou que será uma solução pioneira no país. O cronograma do projeto prevê a ativação do serviço para o final de 2025.
A expectativa é que esse transporte de passageiros melhore a mobilidade urbana da cidade e atenda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizada na Ilha do Fundão. O projeto conceitual entregue pela C3 Engenharia foi selecionado pela prefeitura em edital de manifestação de interesse privado (MIP). “Nosso compromisso é atender simultaneamente Galeão e Fundão, com o olhar voltado para a sobrevivência das novas gerações”, disse Roberto Aroso Cardoso, representante do projeto, à Portos e Navios.
A C3 avalia que esse foi mais um passo para a viabilização do projeto aquaviário do Rio de Janeiro. No final de outubro, foi realizada um visita técnica ao local onde está previsto o terminal aquaviário do Santos Dumont. A instalação ficará em frente ao shopping Bossa Nova, anexo ao aeroporto, o que permite o deslocamento a pé do aeroporto ao terminal. Na ocasião, também ocorreu uma reunião preliminar na Marina da Glória, na zul carioca, para discutir detalhes do projeto.
Fonte: Revista Portos e Navios