Uma das empresas ligadas à Rede PetroGás Sergipe, a Engepet, assinou na manhí dessa sexta feira, 3 de setembro, um contrato de concessão com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) para exploração do campo de gás denominado Oeste de Canoas, localizado no Estado do Maranhão.
Segundo Homero Pessoa Pinto, sócio administrador da Engepet – Empresa de Engenharia de Petróleo Ltda, a produção de gás só deverá ser iniciada no primeiro trimestre de 2011 e será realizada em parceria com a Perícia Engenharia, outra empresa sergipana, sócia da Engepet no consórcio. Quem está no Maranhão e assinou o contrato com a ANP foi nosso sócio Cleber Bahia Silva Junior, diz Homero.
A Perícia Engenharia é majoritária nas ações do Ativo. Como os poços estão em estado de abandono temporário desde 1982, uma séria de providência devem ser tomadas pelas empresas parceiras antes de se iniciar a produção de gás.
Depois da assinatura do contrato vamos precisar reparar as locações dos poços, adquirir tubulações e acessórios de colunas de trabalho e de produção, adquirir equipamentos para a futura estação de produção, contratar sonda para operar nos quatro poços do campo, contratar serviços de operações especiais, intervir com sonda nos quatro poços do campo para avaliá-los e equipar para produção aqueles que se mostrarem economicamente viáveis, explica Homero Pessoa.
Somente após executar essas atividades e construir a estação de produção é que terá inicio a produção do campo. É uma conquista e um desafio para a empresa sergipana, que está confiante nessa nova missão.
A Rede PetroGás Sergipe é formada por 120 empreendimentos da cadeia petróleo e gás. O grupo conta com o total apoio do Sebrae e da Petrobras, parceiros no desenvolvimento das ações do projeto petróleo e gás.
Engepet- Com dez anos de mercado, a ENGEPET trabalha com engenharia de petróleo. A empresa presta serviços na elaboração de projetos e fiscalização de operações de perfuração, completação, restauração e estimulação em engenharia de petróleo.
Os produtos fabricados pela ENGEPET são árvore de natal (equipamento de cabeça de poço) especial para sistema de bombeio pneumático tipo BPZ, adaptadores/suspensores para o mesmo sistema de bombeio pneumático e sistema de injeção de vapor com produção simultânea de petróleo (ICVPA).