Brasil e Turquia estão desenvolvendo seus vínculos bilaterais por meio do fortalecimento das relações econômicas. No Dia Internacional da Mulher, a tarefa coube a empresárias turcas e brasileiras, que se reuniram na CNI (Confederação Nacional da Indústria), para compartilhar experiências sobre o comércio exterior e empreendedorismo.
Na avaliação de Cândida Maia Cervieri, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações, do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Brasil e Turquia têm grande potencial para ampliar suas relações comerciais. “Os dois países têm muito a avançar nesse mercado, pelo fato de possuírem características estruturais similares e em desenvolvimento”, comentou.
Atualmente, a Turquia é o 39º destino das exportações brasileiras e o 38º país fornecedor nas importações. Os produtos brasileiros mais exportados à Turquia são minério de ferro, algodão e café. Já as mercadorias mais importadas pelo Brasil são fios máquina, fios têxteis e autopeças.
Para concretizar as expectativas de solidificação do comércio entre os dois países, o MDIC preparou uma lista de novos produtos que podem ser comercializados. No caso dos embarques externos, os brasileiros podem incrementar a oferta de produtos exportados nas áreas de celulose, siderurgia, carnes, madeira compensada, aeronaves e algodão, por exemplo.
A coordenadora do MDIC destacou ainda que a reunião marca o interesse entre Brasil e Turquia de estreitar os laços comerciais. “Vamos cruzar os interesses efetivos dos dois países com os interesses das empresas brasileiras e organizar novas rodadas de negócios para consolidar nossas expectativas”, disse.