unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 31/08/11

Empresários brasileiros fecham negócios de US$ 79 milhões

Empresários brasileiros fecharam US$ 78,7 milhões em acordos comerciais imediatos e para os próximos 12 meses, durante semana de visita a países da América do Sul. A busca por negócios bilaterais ocorreu em viagem a três países e o intercâmbio rendeu um volume 77% maior do que os US$ 44 milhões acordados no ano passado.

As vendas da missão empresarial brasileira já haviam ultrapassado o montante do ano passado nas negociações fechadas com os dois primeiros países visitados, Colômbia e Peru. A última etapa foi finalizada na terça-feira, no Chile. Ao todo, 43 empresários dos segmentos de máquinas e tecnologias, casa e construção, moda e saúde participaram das negociações.

Segundo o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ricardo Santana, o fim da rodada de negócios não significa o fim dos trabalhos. Estamos bem satisfeitos com o resultado positivo, que superou nossas expectativas, disse. Porém, ele lembra que o trabalho não é só passar pelo país e voltar ao Brasil, também é preciso selecionar os principais contatos para levá-los ao País. Terminamos a missão, mas o trabalho continua para a manutenção dos negócios, completou.

Além disso, ele ressaltou que, durante as rodadas de negócios pelos países sul-americanos, as missões comerciais foram extremamente positivas, tendo alcançado os três objetivos principais: consolidar a dinâmica bilateral do comércio existente, iniciar o intercâmbio comercial de novos produtos e superar o volume negociado no ano passado. As negociações estão sendo extremamente positivas e os produtos brasileiros são muito bem recebidos, informou.

Segundo Santana, outro ponto forte da missão comercial foi a consolidação das exportações de produtos com alto grau de valor agregado e tecnologia. Ficamos satisfeitos em saber que empresas brasileiras estão fazendo o diferencial, com a venda de produtos de alto valor agregado e ricos em tecnologia, como máquinas e equipamentos, disse ele.

A América do Sul é o terceiro destino das exportações brasileiras. De US$ 202 bilhões exportados pelo Brasil em 2010, 18,4% (US$ 37,2 bilhões) foram para os países sul-americanos. Desse total, cerca de 60% são produtos de maior valor agregado. Entre os principais embarques externos, estão automóveis e ônibus, peças para veículos, máquinas e equipamentos, aparelhos de telefonia e produtos farmacêuticos.

A missão empresarial à América do Sul foi organizada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Apex-Brasil.