
As empresas de óleo e gás caminham para a indústria 5.0, destacou o administrador e mestrando do Senai Cimatec, Luis Gutemberg S. Dias Jr. Ele explicou que o uso da inteligência artificial para a tomada de decisões caracteriza uma mudança para a nova era tecnológica.
Dias participou do painel “Tecnologias Soft Tech da Indústria 4.0 aplicadas na indústria de O&G”, na quinta-feira (25) durante o Bahia Oil & Gas Energy. De acordo com ele, a implementação de AI proporciona um bem-estar social com as tecnologias da indústria de gás.
“O incremento da inteligência artificial faz com que a indústria seja mais rentável com o menor custo possível. A implementação da internet das coisas tem sido cada vez mais precisa no setor”, comentou.
O mestrando frisou que as empresas precisam estar atentas a mudanças disruptivas para perceber as novas necessidades da indústrias. Segundo ele, a mudança da matriz energética brasileira é uma oportunidade de pensar em novos equipamentos para atender uma nova demanda.
“A empresa tem que inovar, investir em inovações incrementais, mas precisa de um olhar para o cenário porque tem inovações disruptivas de tempos em tempos”, disse. Dias afirmou que alianças estratégicas também são fundamentais para o desenvolvimento de novas ferramentas.
Fonte: Revista Brasil Energia