Existe uma grande possibilidade de que, mesmo com a crise, as empresas marítimas especializadas no transporte de contêineres consigam diminuir seus prejuízos ou até mesmo conquistem lucro sólido neste ano, dependendo do desenvolvimento dos custos do setor, especialmente com combustível, é o que afirma a previsão elaborada pela Drewry sobre o mercado de contêineres.
Em 2011, o prejuízo total das embarcadoras somou US$ 6 bilhões. Neste ano, segundo a Drewry, a maior parte das companhias tem operado abaixo do nível de breakeven nos maiores trades de leste a oeste por causa da bem sucedida implementação de aumentos nas taxas praticadas. Essas medidas devem prover a 2013 uma plataforma operacional melhor, já que a demanda deve aumentar aos poucos.
“A precificação comercial responsável irá, eventualmente, ajudar as companhias a lidarem com a grande volatilidade do mercado, que tem sido percebida desde 2008, criando mais plataformas estáveis de serviço e evitando que as companhias cancelem rapidamente seus serviços quando eles não se apresentarem muito rentáveis”, afirmou Neil Dekker, chefe da pesquisa elaborada pela Drewry.