unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/06/09

Empresas francesas triplicam participação na 5ª Brasil Offshore 2009

Entre as 18 empresas do Espaço França, oito estão em fase de implantação no Brasil, algumas com contratos já estabelecidos com empresas brasileiras. Entre as já instaladas no Brasil, a expectativa é positiva de um importante crescimento nos próximos anos.

A 5ª Brasil Offshore – terceira maior feira mundial do segmento –, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho, em Macaé (RJ), contará com a presença de 18 empresas francesas. O número é três vezes superior ao da edição do ano passado. A UBIFRANCE (Agência Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas) e a rede das Missões Econômicas da França, responsável por estimular a adesão francesa para o evento e estruturar essa participação em um ambiente exclusivo chamado Espaço França, indica as principais razões dessa aposta: “Mesmo com a crise e a queda vertiginosa do valor do barril do petróleo, o anúncio da camada pré-sal, considerada a maior descoberta dos últimos 20 anos no setor de exploração de petróleo, supera previsões pessimistas”, explica o Chefe do Setor de Petróleo, Energia e Construção Naval da Missão Econômica da França no Rio de Janeiro, Michel Curletto.

O interesse das companhias francesas em participar da Brasil Offshore apoia-se também na divulgação de projetos comuns entre as empresas dos dois países e na possibilidade de fortalecimento das parcerias franco-brasileiras. Entre as 18 empresas do Espaço França, oito estão em fase de implantação no Brasil, algumas com contratos já estabelecidos com empresas brasileiras. Entre as já instaladas no Brasil, a expectativa é positiva de um importante crescimento nos próximos anos.

A descoberta da camada pré-sal levou a Petrobras a anunciar um aumento de 60% em seus investimentos para o perãodo 2009-2013, em relação ao que foi anunciado para o perãodo 2008-2012. Com isso, a Petrobras terá mais US$ 174 bilhões para investir ao longo dos próximos cinco anos, sendo mais de US$ 100 Bilhões para o setor de exploração e produção. “25% de todo o petróleo produzido em águas profundas provêm da Petrobras e sua expansão significa demanda ampliada para fornecedores com tecnologia especializada. As empresas francesas pretendem participar desse movimento a partir da expertise acumulada no setor, inclusive na exploração de petróleo em águas profundas”, anuncia Curletto.

A parceria entre a França e o Brasil no setor de petróleo é histórica. A Petrobras e o Instituto Francês de Petróleo compartilham experiências desde a década de 1970; muitos executivos e técnicos da estatal brasileira passaram pelo centro de capacitação em Paris. Em fevereiro passado, técnicos e executivos brasileiros participaram de um seminário do Instituto, na capital francesa e, no fim de maio, as duas instituições realizaram também um seminário, dessa vez no Rio de Janeiro, com o objetivo comum de discutir os desafios atuais da exploração de petróleo, inclusive os que se referem à camada pré-sal.

Na Brasil Offshore 2009, o Espaço França terá 200 m2 e estará localizado na Tenda 3 (estandes 88 e 89). As 18 empresas participantes são: Advanced Subsea*; Eca; Aldelia*;
Aria*; Artesys International; Bardot Group*; CLS; Cryostar; Cubisystem*; Douce Hydro; Imeca; Ixsea*; Larive-Environnement; Masson Marine*; Missler Software; S2M; Techlam*; Tekflow (* Empresas francesas em processo de implantação no Brasil).

Sobre a 5ª Brasil Offshore

Realizada no Macaé Centro – Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho –, a 5ª Brasil Offshore ocupará uma área de 31 mil metros quadrados, com a presença de 1.300 marcas e a representação de 34 países expostos entre os dias 16 e 19 de junho. O evento é considerado o terceiro maior da indústria mundial no segmento offshore. São esperados 45 mil profissionais do setor para acompanhar os debates com 693 expositores, divididos entre 498 empresas nacionais e 138 internacionais. Com esse volume, a edição apresenta crescimento de 15% em relação à edição passada.

Informações sobre a Brasil Offshore:
Local: Macaé Centro – Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho
Rodovia Amaral Peixoto, km 170
São José do Barreto – Macaé – RJ
Data: de 16 a 19 de junho de 2009
Horário: das 14h às 21h
http://www.brasiloffshore.com

Sobre a UBIFRANCE e as Missões Econômicas

A UBIFRANCE, agência francesa para o desenvolvimento internacional das empresas, é uma instituição pública de caráter industrial e comercial sob a autoridade da Secretaria de Estado encarregada do comércio exterior. Dentro das embaixadas da França no exterior, as 157 Missões Econômicas formam a rede mundial do Ministério da Economia, Indústria e Emprego, constituída por equipes biculturais de especialistas franceses e locais, presente em 120 países. Essa rede, composta por 1.500 especialistas, apoia-se em diversos parceiros no exterior para ajudar, a cada ano, 15 mil empresas francesas em seu desenvolvimento internacional.

A UBIFRANCE e as Missões Econômicas formam o dispositivo público de apoio às empresas francesas em suas atividades de exportação, seja qual for seu porte e setor de atividade. Sua missão é informar sobre o ambiente econômico e jurídico e regulamentar a concorrência de diferentes países. A UBIFRANCE aconselha as empresas francesas quanto à abordagem no mercado e oferece apoio a suas iniciativas comerciais, graças a uma variada gama de serviços, adaptada a cada etapa do processo de exportação: missões de prospecção, participação em salões no exterior, encontros de parcerias ou de compradores, comunicação com a imprensa internacional e voluntariado internacional nas empresas (V.I.E.).

Em 2008, o Governo francês definiu um novo posicionamento para a UBIFRANCE, cujo diretor-geral é o Sr. Christophe Lecourtier. Sua reorganização acontecerá nos próximos três anos, com o objetivo de ampliar as atividades da organização, e sua expansão geográfica, atendendo um maior número de empresas (previsão de 20 mil empresas assistidas até 2011), além de promover maior sinergia entre os parceiros nacionais e regionais. As Missões Econômicas de São Paulo e Rio de Janeiro se transformarão em escritórios da UBIFRANCE no País em setembro de 2010.
No Brasil, a UBIFRANCE é representada pelo Sr. Dominique Mauppin, chefe da Missão Econômica de São Paulo.
Mais informações no portal www.ubifrancebrasil.com.br.