unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/01/10

Empresas nacionais construirão nove embarcações para frota da Petrobras

Objetivo da estatal é incentivar as atividades da indústria naval brasileira. No total serão 19 embarcações contratadas à EBN

O advento do pré-sal tem criado novas oportunidades para a indústria naval brasileira. A Petrobras, uma das principais empresas do setor petrolífero a participar da exploração no local, acaba de assinar três contratos para construção de nove embarcações para afretamento, com a EBN (Empresas Brasileiras de Navegação).

Por meio dos acordos firmados, os navios serão fabricados no País em um perãodo de 15 anos, com previsão de entrar em operações em 2011 e 2014. Seis deles serão aplicados no transporte de bunker (combustível marítimo) e três no transporte de produtos claros.

A opção por empresas brasileiras é a nova diretriz da estatal, visando viabilizar a retomada da indústria naval. “Os navios têm que ter bandeira brasileira, tripulação brasileira e serão construídos em estaleiros brasileiros. É bom para as empresas, mas é muito melhor para o Brasil”, destaca Paulo Roberto Costa, Diretor de abastecimento da Petrobras.

Segundo ele, as encomendas continuarão. “Não vamos parar por aqui. Basta olhar o pré-sal e o que vem pela frente. Certamente teremos outras etapas do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota, da Transpetro) e do EBN”, previu.

No total serão 19 navios contratados no programa EBN. Dos navios restantes para atingir os 19 previstos, três deles, gaseiros, estão em fase adiantada de negociações. Os outros sete ainda têm preços negociados pela Petrobras. “Ainda não chegamos a um preço adequado. Vamos continuar negociando”, disse Costa.