Agora, será iniciada a campanha para interligação das linhas de produção e umbilicais à plataforma, segundo a companhia

Foto: Divulgação Enauta
A Enauta finalizou a campanha de instalação do sistema de ancoragem do FPSO Atlanta, segundo anúncio feito pela companhia na quarta-feira (19).
A operação incluiu a conexão definitiva das 20 linhas de ancoragem à unidade, deixando-a em condição segura para produzir. Agora, será iniciada a campanha para interligação das linhas de produção e umbilicais à plataforma, segundo a Enauta.
De acordo com comunicado divulgado no último dia 12, a companhia pretende iniciar as atividades de conexão dos dois primeiros poços do Sistema Definitivo (SD) do campo de Atlanta ainda nesta semana. O primeiro óleo está previsto para agosto deste ano.
O FPSO Atlanta foi construído pela Yinson e possui capacidade para processar até 50 mil bpd e estocar 1,6 milhão de barris de petróleo, bem como um processo de gestão de carbono, com o objetivo de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Ao todo, a Enauta investiu cerca de US$ 1,1 bilhão para a Fase 1 do SD de Atlanta.
A Enauta opera o campo de Atlanta com 100% de participação. Em março deste ano, a companhia assinou um contrato de compra e venda para que a Westlawn Americas Offshore (WAO) adquira 20% de participação no BS-4, área que inclui os campos de Atlanta e Oliva, na Bacia de Santos. O fechamento da transação ainda depende de algumas aprovações.
Fonte: Revista Brasil Energia