unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/02/22

Enauta fecha contrato com a Constellation

FPSO Petrojarl I no campo de Atlanta
FPSO Petrojarl I no campo de Atlanta (Créditos: Linkedin da Enauta)

Conforme antecipado pelo PetróleoHoje, a Enauta contratou a sonda Alpha Star, da Constellation, para realizar a perfuração do quarto poço do Sistema de Produção Antecipada (SPA) do campo de Atlanta, localizado em águas profundas da Bacia de Santos.

O prazo estimado pela companhia para a perfuração do quarto poço é de 60 dias, com início no quarto trimestre deste ano. O contrato poderá ser estendido por mais 150 dias para a perfuração de dois poços contingentes – necessários para o desenvolvimento do Sistema Definitivo (SD) de Atlanta, segundo a Enauta – e para o remanejamento de linhas.

A empresa informou que o valor global estimado e aprovado é de até US$ 23 milhões para um poço, “tendo as contratadas outorgado garantias usuais em contratos dessa natureza e proporcionais às obrigações por elas assumidas”, segundo comunicado publicado na terça-feira (8/2). A licitação internacional contou com a participação de nove empresas do setor.

A companhia pretende interligar o quarto poço de Atlanta ao FPSO Petrojarl I em 2023 para, depois, transferi-lo para o FPSO OSX-2, que está sendo convertido pela Yinson e irá compor o sistema definitivo, programado para iniciar operação em julho de 2024.

O desenvolvimento do SD de Atlanta será realizado em duas fases: na primeira, serão conectados seis poços, sendo três novos e três remanejados do atual SPA, em operação através do FPSO Petrojarl I. Já a segunda fase, prevista para dois anos após o início da primeira, prevê a interligação de outros dois novos poços, com a possibilidade de inclusão de mais dois.

No final de janeiro deste ano, a Enauta fechou outros dois contratos para o campo de Atlanta, com a OneSubsea e com a Baker, para o fornecimento de duas ANMs e para o serviço de perfuração, respectivamente. O ativo é operado pela companhia com 100% de participação.

Fonte: Revista Brasil Energia