
A Enauta finalizou a perfuração do quarto poço de Atlanta, na Bacia de Santos, informou a companhia via LinkedIn na terça-feira (31). O poço 7-ATL-5H-RJS – que começou a ser perfurado em novembro de 2022 – foi concluído na segunda quinzena de janeiro, em profundidade de 3,6 mil m e lâmina d’água de 1,5 mil m.
“Agora, estamos na etapa de completação superior, equipando o poço para produção. Nossa campanha de perfuração e completação continua com a construção de outros dois poços, que pertencerão ao Sistema Definitivo (SD) do campo de Atlanta”, completou a companhia na publicação.
Conforme publicado pelo PetróleoHoje, o quarto poço de Atlanta possui investimento previsto de US$ 75 milhões, incluindo a interligação ao FPSO Petrojarl I, do Sistema de Produção Antecipada (SPA) do campo. A previsão é que o poço aumente a produção da companhia em mais de 20 mil bpd a partir deste trimestre.
Já os dois poços adicionais (7-ATL-6H-RJS e 7-ATL-7H-RJS, especificamente) do campo devem ser perfurados a partir deste mês, totalizando uma campanha de 10 poços – sendo seis na 1ª fase (os quatro de Atlanta somados aos dois poços iniciais do SD) e quatro na 2ª fase.
Os dois poços iniciais do SD e os quatro poços da 2ª fase serão interligados ao FPSO Atlanta, com o objetivo de manter os patamares de produção em até 50 mil bpd. O novo FPSO deverá deixar o estaleiro Dry Docks, em Dubai, no último trimestre deste ano, e a previsão de entrada em operação da unidade é para meados de 2024.
A perfuração do quarto poço de Atlanta e dos dois poços iniciais do SD será realizada pela sonda Alpha Star, da Constellation, que irá operar em lâmina d’água de 1,5 mil m. O campo de Atlanta está localizado na Bacia de Santos, no antigo bloco BS-4, sendo operado pela Enauta com 100% de participação.
Fonte: Revista Brasil Energia