unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/09/23

Enauta inicia campanha de ancoragem do FPSO Atlanta

FPSO Atlanta (Foto: Divulgação Enauta)

Enauta iniciou a campanha de ancoragem do FPSO Atlanta, informou a companhia em comunicado divulgado nesta quarta-feira (20). Essa etapa, que marca o início da Fase 1 do campo de Atlanta, consiste na instalação de estacas de fixação para linhas flexíveis do sistema submarino e na instalação de âncoras torpedo que irão compor a ancoragem da nova plataforma.

O FPSO Atlanta possui capacidade para processar 50 mil bpd e estocar 1,6 milhão de barris. A companhia estima que a unidade deixará o estaleiro Dry Docks, em Dubai, no último trimestre de 2023, e que o primeiro óleo do Sistema Definitivo (SD) de Atlanta será extraído daqui a um ano, no terceiro trimestre de 2024.

Além do FPSO Atlanta, a Fase 1 do campo homônimo também prevê a instalação e conexão de equipamentos subsea. De acordo com a Enauta, as árvores de natal, linhas de produção e umbilicais já foram entregues e as bombas multifásicas (MPP) em construção na Noruega “seguem no cronograma de entrega no primeiro trimestre de 2024”, segundo o relatório do segundo trimestre de 2023.

Já a completação de seis poços produtores, atividade que também faz parte da Fase 1, foi concluída na segunda-feira (18). Os seis poços são compostos por três poços novos – #5 (7-ATL-5H-RJS), #6 (7-ATL-6H-RJS) e #7 (7-ATL-7HA-RJS) – e três remanejados do Sistema de Produção Antecipada (SPA) do campo.

Para outubro, a Enauta planeja retomar a produção de Atlanta, que foi paralisada no dia 1º de julho devido a falhas nos conectores elétricos das bombas submarinas. O campo está localizado na Bacia de Santos e é operado pela companhia com 100% de participação.

Fonte: Enauta