unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/06/23

Enauta pretende retomar a produção de Atlanta neste mês

Enauta pretende retomar a produção do campo de Atlanta em meados deste mês, com o retorno de produção dos poços 7-ATL-4HB-RJS (“4HB”) e 7-ATL-5H-RJS (“5H”), informou a companhia em comunicado divulgado na segunda-feira (5).

Já a produção do poço 7-ATL-2HP-RJS (“2HP”) está prevista para ser retomada no quarto trimestre deste ano, com a instalação de novas bombas que visam ampliar a consistência operacional do Sistema de Produção Antecipado (SPA) no FPSO Petrojarl I.

A parada programada para manutenção preventiva na planta de processo do Petrojarl I foi iniciada no dia 7 de maio e possui duração estimada de 30 dias. Neste período, a Enauta e a Altera Infrastructure (proprietária e operadora do FPSO) anteciparão serviços da parada obrigatória inicialmente planejada para agosto.

Por conta da parada programada, a produção do campo de Atlanta totalizou 3,1 mil bpd em maio, representando uma redução de 85% ante o mês de abril (média de 21 mil bpd) e de 71% ante o mesmo mês no ano passado (média de 11,1 mil bpd).

Já no campo de Manati, foram produzidos 6,5 mil boed em maio, representando um aumento de 22% ante os volumes produzidos em abril (5,3 mil boed) e uma redução de 24% ante maio de 2022 (8,6 mil boed).

Ao todo, a Enauta produziu 296 mil boed em seus ativos no mês de maio, representando uma redução de 62% ante abril de 2023 (789 mil boed) e de 51% ante maio de 2022 (613 mil boed).

O campo de Atlanta está localizado na Bacia de Santos e é operado pela companhia com 100% de participação. Já o campo de Manati, onde a Enauta possui 45% de participação, está localizado na Bacia de Camamu.

Sistema Definitivo de Atlanta

Adicionalmente, a Enauta informou que a campanha de perfuração dos poços 7-ATL-7HA-RJS (“7HA”) e 7-ATL-6H-RJS (“6H”), que serão conectados ao FPSO Atlanta na Fase 1 do SD de Atlanta, segue em andamento, conforme o cronograma.

Em conjunto com a campanha do poço 7HA, a companhia programou e concluiu, em maio, a perfuração e perfilagem do poço piloto 9-ATL-8DP. Foi neste poço que uma nova acumulação de óleo em Atlanta foi encontrada, conforme informado pela Enauta no último dia 24.

Fonte: Revista Brasil Energia