A corrida para encomendar navios de grandes dimensões, impulsionada pela busca das companhias marítimas por custos operacionais mais baixos, levará a um acirramento na concorrência entre os armadores uma vez que as empresas disputarão cargas. A previsão é da consultoria Alphaliner.
A previsão da consultoria é que os armadores encomendem mais de 50 embarcações com capacidade excedendo os 10.000 TEU até o final deste ano.
Este contingente se somará aos 147 navios de tamanhos similares que devem ser entregues nos próximos quatro anos e aos 98 já entregues desde 2008.
“A fome das companhias marítimas por mais capacidade inevitavelmente levará a mais concorrência”, sentenciou a Alphaliner.
O mais recente armador a se fazer encomendas foi a APL, que acertou negócio para 10 navios de 14.000 TEU – embarcações 64% maiores do que o maior navio que a companhia atualmente opera.
A coreana Hanjin Shipping confirmou encomenda no valor de US$ 846 milhões por cinco navios de 13.000 TEU.
Nos últimos seis meses a OOCL, a Hapag-Lloyd e a NYK revelaram também planos de aumentar a frota, com encomendas de navios de 13.000 mil TEU, aumentando o grupo de nove armadores com encomendas similares.
De acordo com a Alphaliner, apenas sete das 20 maiores companhias marítimas não fizeram encomendas de navios com mais 10.000 TEU de capacidade.