O evento promovido pelo governo de Shenzhen e organizado pela Câmara Brasil-China será realizado nesta terça-feira, dia 13, no Hotel Renaissance, em São Paulo
Autoridades do governo, empresários do setor portuário e de infra-estrutura e representantes do Porto de Shenzhen, o quarto maior em movimentação de cargas do mundo e o segundo da China, desembarcam no Brasil para participar de um encontro organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), com autoridades e empresários brasileiros do setor, no próximo dia 13 de outubro, (terça-feira), das 9h30 às 12h30, no Hotel Renaissance, em São Paulo.
A missão é chefiada por Zhang Siping, vice-prefeito de Shenzhen, Zhang Jianbi, diretor geral da administração de segurança marítima, autoridades alfandegárias, além de empresários do setor de administração de terminais, dentre eles o presidente do Grupo Yantian, Zheng Hongjie, um dos principais da China.
O objetivo da visita ao Brasil é apresentar o novo plano de crescimento e modernização do porto pós-crise, cuja plataforma de desenvolvimento e expansão está pautada na sustentabilidade do setor, com a modernização do porto em todos os sentidos.
O encontro já tem confirmado a presença de mais de 100 empresários brasileiros e chineses, autoridades e entidades do setor portuário, logístico e de infra-estrutura.
Porto de Shenzhen
Fundado em 1979, o porto de Shenzhen, assim como a cidade, é um marco do crescimento econômico chinês. Em 2008, sua capacidade de movimentação de cargas atingiu 211 milhões de toneladas e 21 milhões de containers. Atualmente, atende 195 linhas internacionais e regionais, recebe 2 mil navios por mês, sendo 660 de containers. O perãodo de atracamento dos navios é no máximo de 12 horas, com uma capacidade de descarregar 150 containers por hora.
Desde a adoção de uma política de abertura e de reforma econômica pela China a cidade de Shenzhen é uma das que cresceram mais vertiginosamente no país. No final de 2008, seu PIB atingiu US$ 114.8 bilhões, com crescimento médio de 12.1% em relação ao ano anterior.
A missão da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) é estimular o intercâmbio entre o Brasil e a China, proporcionando aos empresários brasileiros e chineses interessados em investir o apoio necessário para o desenvolvimento de suas pesquisas e de seus projetos.
Informações e inscrições: Marina Schwartzman – email: marina.s@cbcde.org.br
Confirmações por telefone (11) 3082-2636 até o dia 9/10
Serviço:
Data: dia 13 de outubro
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Hotel Renaissance
Alameda Santos, 2233 – São Paulo