A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 389 milhões para a construção de cinco parques eólicos no Nordeste.
Os recursos custearão também os respectivos Sistemas de Transmissão associados. Os parques, quatro no Rio Grande do Norte e um na Bahia, terão capacidade instalada de 138 MW e são controlados pela Neoenergia e pela Iberdrola Renováveis do Brasil. Os projetos, que foram vencedores do leilão de Fontes Alternativas de 2010, integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na outra ponta do país, a Eletrosul, subsidiária da estatal Eletrobrás, recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), na última semana, as licenças prévias referentes ao Parque Eólico de Coxilha Negra, no município de Sant’ana do Livramento (RS).
Ano passado, o Ibama gaúcho, responsável pelo licenciamento, devolvera à Eletrosul os estudos de impacto ambiental para analises complementares. Liberada a licença prévia, a Eletrosul já pode incluir o projeto das futuras usinas de Coxilha Negra no próximo leilão de energia.
A empresa não confirma se o fará, mas a expectativa do setor é de que os 238 MW (megawatts) de capacidade instalada que compõem o projeto sejam ofertados logo quanto possível.