unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/11/13

Energia solar participa pela 1ª vez de leilão

O Brasil abre pela primeira vez hoje espaço em um leilão de energia para empresas interessadas em investir em projetos solares.

No pregão, a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) vai comprar energia gerada a partir de fontes limpas, para ser entregue às distribuidoras em 2016.

A maioria dos 429 projetos habilitados é de fornecedores de energia eólica (381). Há 31 de energia solar fotovoltaica.

Muito provavelmente, as geradoras de energia solar ainda não vão entrar de modo competitivo nesse primeiro leilão no atacado, afirma Mauricio Tolmasquim, presidente da EPE, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

A razão é o preço. De acordo com Tolmasquim, a energia solar é hoje no Brasil de três a quatro vezes mais cara que a gerada pelo vento.

A tendência é cair o preço, que foi reduzido à metade em dez anos, afirma.

Tolmasquim calcula que a eólica deve entrar no leilão em torno de R$ 110 reais o megawatt/hora. A energia solar ainda engatinha no Brasil. Está entrando de forma descentralizada nas residências desde que houve a regulamentação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Foi permitida, em 2012, a instalação de medidores bidirecionais, que medem quanto é consumido, quanto se recebe da rede e quanto se manda para ela a partir do painel fotovoltaico, diz.