unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/07/22

Eneva fornecerá GNL à Vale no Maranhão


Funcionário da Eneva
Foto: Divulgação

A Eneva firmou um contrato para fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) às instalações industriais da Vale em São Luís (MA). O acordo tem vigência de cinco anos a partir do início do fornecimento comercial, previsto para o primeiro semestre de 2024. O suprimento virá das concessões da Eneva na Bacia do Parnaíba, onde será instalada uma unidade adicional de liquefação de gás natural com capacidade instalada de 300 mil m³/dia.

Com o novo acordo, a capacidade total de liquefação na Bacia do Parnaíba atingirá 600 mil m³/dia, destinada majoritariamente para atender aos contratos da Vale e da Suzano. Este último foi anunciado pela Eneva em maio. O investimento total estimado para a implantação das duas unidades de liquefação é de R$ 980 milhões.

A Vale, por sua vez, consolida o uso do gás natural em todas as suas plantas de pelotização. Além de São Luís, a empresa opera usinas de pelotização no Espírito Santo, em Minas Gerais, e em Sohar (Omã). Com os contratos firmados com a Eneva e a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), distribuidora que levará o combustível até a usina, a planta de São Luís deixará de usar óleo combustível.

Fonte: Revista Brasil Energia