Capacidade ativa tem alta de 19% ante 2009.
A entrega de novas embarcações e reativação de unidades ociosas adicionou 2,24 milhões de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) à frota de porta-contêineres ativa desde o início do ano. De acordo com a consultoria Alphaliner, o incremento representou aumento de 19% sobre a capacidade operacional no ano passado.
O rápido aumento da oferta de espaço disponibilizado finalmente teve impacto sobre os valores de frete, com a taxa média de embarques oriundos da China caindo 6% nos últimos dois meses.
Os armadores continuam a adicionar capacidade, com novos serviços prestes a serem introduzidos em setembro, incluindo duas novas rotas transpacíficas e dois serviços transatlânticos, segundo a consultoria. Esta capacidade extra será empregada em uma época de pico menor do que a esperada, levando à diminuição dos níveis de utilização da frota. Com isso, mais declínios são esperados até o final do ano, com previsão de queda de 8% na rota entre Extremo Oriente e Europa.
A única exceção entre os armadores foi a NYK, que reduziu a sua capacidade ativa em 4% nos últimos oito meses. O maior aumento em termos de Teus foi realizado pela MSC, com 282 mil Teus adicionados à frota ativa – um crescimento de 19% no perãodo. Ainda este ano, a companhia deve receber um total de 13 navios com capacidade nominal de 14.000 Teus, sendo que destes oito já foram entregues.