O Plano de Reestruturação da Latam Airlines deve ser adiado em pelo menos 120 dias — indicando que a empresa não deve sair do processo de recuperação judicial antes do fim do ano. Pelo cronograma original, a empresa deveria apresentar o plano até o dia 29 de janeiro.
O comitê de credores e os Bondholders da Latam Airlines, em petições protocoladas ontem, concordaram, parcialmente, com o pedido de adiamento feito pela Latam ao Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York.
Os credores consideraram “razoável” a demanda por extensão do prazo em 120 dias para a empresa apresentar seu o plano de reestruturação.
A decisão sobre o adiamento deve ser confirmada em audiência marcada para o dia 27 de janeiro. Se o pedido for acatado, a Latam ganha fôlego para apresentar o plano até o dia 30 de junho. Depois disso, os credores terão mais dois meses para se posicionarem. Em uma eventual hipótese de rejeição, a lei prevê a possibilidade dos credores apresentarem um plano alternativo.
— O adiamento da entrega do plano inviabiliza a possibilidade da empresa de sair da recuperação no segundo semestre deste ano — diz Ana Carolina Monteiro, head de estruturação e insolvência do Kincaid Mendes Vianna Advogados.
A Latam entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA em maio de 2020, com uma dívida de US$ 18 bilhões.