unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/05/11

Eólica supera 1 GW instalado no Brasil

Marca foi atingida com início da operação comercial de parque da EDP Energias do Brasil em Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Usina possui 70 MW.

Nesta segunda-feira, 23 de maio, com a entrada em operação do parque eólico Elebrás Cidreira 1 (RS, 70 MW), a energia eólica venceu a barreira de 1.000 MW de energia instalada no Brasil. O início dos trabalhos da usina, que pertence à EDP Energias do Brasil, foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que liberou as 31 unidades geradoras da usina a partir do último dia 21 de maio. A decisão consta no despacho 2.130 do Diário Oficial da União de hoje. O parque está localizado no município gaúcho de Tramandaí.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Lauro Fiúza, destacou que a marca de 1 GW instalado é uma momento importante da energia eólica no Brasil e que o projeto inaugurado é um dos primeiros da fonte no Brasil, ainda integrado ao Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica. Isso é um fecho importante do Proinfa que agora consolida-se como uma fase importante da energia eólica no Brasil, analisou.

A expectativa da ABEEólica é que esse a geração eólica represente 5,2 GW na matriz brasileira até 2013. O valor considera os resultados dos leilões de 2009 e 2010. Fiúza destacou que o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética têm sinalizado na direção de manter a participação das eólicas nos leilões. Com isso, a ABEEólica espera que, por ano, sejam licitados entre 2 mil MW e 2,5 mil MW eólicos. O executivo contou que a ABEEólica trabalha com a perspectivas da ordem de 10 GW de projetos inscritos e 7,5 GW habilitados para os leilões de reserva e fontes alternativas