Marca foi atingida com início da operação comercial de parque da EDP Energias do Brasil em Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Usina possui 70 MW.
Nesta segunda-feira, 23 de maio, com a entrada em operação do parque eólico Elebrás Cidreira 1 (RS, 70 MW), a energia eólica venceu a barreira de 1.000 MW de energia instalada no Brasil. O início dos trabalhos da usina, que pertence à EDP Energias do Brasil, foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que liberou as 31 unidades geradoras da usina a partir do último dia 21 de maio. A decisão consta no despacho 2.130 do Diário Oficial da União de hoje. O parque está localizado no município gaúcho de Tramandaí.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Lauro Fiúza, destacou que a marca de 1 GW instalado é uma momento importante da energia eólica no Brasil e que o projeto inaugurado é um dos primeiros da fonte no Brasil, ainda integrado ao Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica. Isso é um fecho importante do Proinfa que agora consolida-se como uma fase importante da energia eólica no Brasil, analisou.
A expectativa da ABEEólica é que esse a geração eólica represente 5,2 GW na matriz brasileira até 2013. O valor considera os resultados dos leilões de 2009 e 2010. Fiúza destacou que o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética têm sinalizado na direção de manter a participação das eólicas nos leilões. Com isso, a ABEEólica espera que, por ano, sejam licitados entre 2 mil MW e 2,5 mil MW eólicos. O executivo contou que a ABEEólica trabalha com a perspectivas da ordem de 10 GW de projetos inscritos e 7,5 GW habilitados para os leilões de reserva e fontes alternativas