unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/08/11

Eólicas entram no A-5

Os empreendimentos de energia eólica poderão participar do próximo leilão A-5, marcado para o dia 20 de dezembro.

A entrada da fonte era cogitada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e foi oficializada nesta sexta-feira (26/8) pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que publicou a portaria com as regras da concorrência no Diário Oficial da União. O leilão será aberto a empreendimentos eólics, de biomassa, PCH’s e térmicos a gás natural em ciclo combinado, além das hidrelétricas.

Os empreendedores devem cadastrar os projetos até as 12 horas do dia 20 de setembro. A duração dos contratos do A-5 será de 30 anos para os empreendimentos hidrelétricos e de 20 anos para os demais. As distribuidoras terão até 24 de outubro para apresentar a sua demanda de contratação a partir de 2016.

A entrada das eólicas desagrada os empreendedores térmicos, que temem uma redução de preços semelhantes à ocorrida no último leilão A-3, em 17 de agosto. Na ocasião, a fonte se mostrou extremamente competitiva e derrubou as ofertas, negociando 78 projetos, com capacidade de 1.929 MW, e alcançando um valor médio de R$ 99,56/MWh – o menor da história.