unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/05/11

Eólicas somam 10 GW cadastrados nos leilões A-3 e Energia de Reserva, calcula associação

A Associação Brasileira de Energia Eólica espera bons resultados para a fonte nos leilões A-3 e de Energia de Reserva previstos para julho deste ano. Os empreendedores eólicos cadastraram 10 mil MW para o certame junto à Empresa de Pesquisa Energética. Desses, devem ser contratados entre 2 mil e 2,5 mil MW nos dois certames, calcula Pedro Perrelli, diretor-executivo da ABEEólica, em entrevista à Agência CanalEnergia. Ele lembrou que foram inscritos tanto projetos, que disputaram os leilões de 2009 e 2010, quanto novos projetos.

O ritmo de expansão do acréscimo da fonte eólica na matriz de geração elétrica tem sido satisfatório e, principalmente pela realização de leilões em 2009 e 2010, observou Perrelli. A força da fonte eólica no país será debatido e visto durante o Brazil Windpower 2011 Conference & Exhibition, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro. Esta força do segmento já vai se evidenciar a partir do crescimento da exposição, que deverá ser mais de duas vezes maior que a do ano passado, contou o executivo.

O BWP 2011 traz novidades como a apresentação de trabalhos sobre os mais diferentes tópicos relacionados a energia eólica.

Entre os temas a serem tratados estão o desenvolvimento do mercado brasileiro e a aplicação do modelo do país no exterior. Perrelli vê grande sinergia entre os dois assuntos. Há um grande interesse sobre o modelo brasileiro de compra através de leilões, pois favorece em muito a competitividade desta fonte, inclusive países, como Uruguai e Argentina, já vêm aplicando o sistema de leilões para crescimento de suas respectivas matrizes de geração elétrica com sucesso, explicou.

Os trabalhos poderão ser entregues por especialistas e pesquisadores até o próximo dia 15 de maio, no site do BWP 2011. Poderão ser tratados assuntos como transmissão da energia gerada, aspectos da geração distribuída, sustentabilidade e baixo impacto ao meio ambiente e características únicas da fonte eólica como energia limpa. A ABEEólica está preparada a atender eventuais esclarecimentos sobre os temas a serem abordados ou sobre a forma de apresentá-los, sempre respeitando a identidade e as opiniões de cada autor de trabalho para o Congresso, salientou Perrelli.

O BWP 2011 contará com um evento dirigido pelo CNPq focado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Eólica, congregando os principais pesquisadores desta área brasileiros e internacionais. O congresso terá ainda um bloco dedicado aos países do Cone Sul.

O BWP 2011 deverá ter uma exposição de 5 mil metros quadrados, contando com mais de 12 aerogeradores, além de produtores de bens e serviços de outras atividades da cadeia de fornecimento de eólica. O BWP é organizado pela ABEEólica, pelo Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) e pelo Grupo CanalEnergia.

Serviço
Evento: Brazil Windpower 2011 – conference & Exhibition
Data: 31 de agosto e 1º e 2 de setembro de 2011
Prazo para trabalhos: 15 de maio de 2011
Local: Centro de Convenções SulAmérica, Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Acesso 3, Centro, Rio de Janeiro
Site: http://www.brazilwindpower.org/pt/index.asp