
A Equinor arrematou a carga de 500 mil barris de petróleo da União oriunda do contrato de partilha de produção dos volumes excedentes da cessão onerosa do campo de Atapu, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, informou a PPSA em comunicado divulgado nesta quarta-feira (16). É a primeira vez que a Equinor participa de um processo competitivo para a compra de petróleo da União.
O processo de venda direta foi realizado na terça-feira (15), com oferta de preços baseada no Preço de Referência estabelecido para o óleo de Atapu pela ANP. Nove empresas que já possuem operação no pré-sal foram convidadas para participar e seis se cadastraram, mas a disputa ocorreu entre a Petrobras e a Equinor.
A carga estará disponível ao final de setembro. Essa é a segunda carga comercializada de petróleo da União em Atapu, visto que a primeira, também de 500 mil barris, foi arrematada em janeiro deste ano pela Galp Energia. A Galp também arrematou a primeira carga de petróleo da União de Sépia, em agosto de 2022.
Em carta enviada à ANP no início deste mês, a PPSA afirma que a incerteza quanto a data de efetivação da nova fórmula do Preço de Referência do Petróleo teve influência sobre as ofertas recebidas na comercialização das cargas de óleo-lucro da União. Em resposta, a ANP disse que não é possível antecipar qualquer decisão relacionada aos critérios para fixação do Preço de Referência, uma vez que as contribuições recebidas durante o processo de consulta e audiência públicas realizadas pela agência estão em fase de avaliação técnica.
Fonte: Revista Brasil Energia