
A Equinor adquiriu 25% de participação na joint venture Bayou Bend CCS, localizada ao longo da Costa do Golfo, no sudeste do Texas (EUA), conforme anúncio divulgado na terça-feira (28). A Bayou Bend possui cerca de 140 mil acres brutos de espaço poroso para sequestro permanente de CO2 e potenciais recursos brutos para armazenar mais de 1 bilhão de toneladas métricas.
De acordo com o vice-presidente sênior e country manager da companhia nos EUA, Chris Golden, este é o primeiro projeto de soluções de baixo carbono na Costa do Golfo anunciado pela petroleira norueguesa. A área total de Bayou Bend inclui quase 100 mil acres brutos em terra nos condados de Chambers e Jefferson (Texas), e aproximadamente 40 mil acres brutos ao largo de Beaumont e Port Arthur, também no estado do Texas.
“Entrar na Bayou Bend fortalece nosso portfólio de soluções de baixo carbono e apoia nossa ambição de amadurecer e desenvolver 15-30 milhões de toneladas de capital CO2 capacidade de transporte e armazenamento por ano até 2035”, afirmou a vice-presidente sênior de Soluções de Baixo Carbono da Equinor, Grete Tveit.
Segundo a Equinor, sua localização fornecerá uma opção de descarbonização para as indústrias do refino, cimento aço, produtos químicos e manufatura, uma vez que está perto dos principais corredores industriais no canal de navios de Houston e na área de Beaumont/Port Arthur. A estimativa é que as emissões industriais na região da Costa do Golfo do Texas sejam de aproximadamente 100 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano.
“Continuamos a fazer progressos significativos no desenvolvimento do Bayou Bend, que acreditamos que será uma solução de centro de armazenamento de carbono regional de primeira linha para a maior região industrial do Texas”, apontou no comunicado o vice-presidente executivo de Estratégia de Baixo Carbono e Diretor de Sustentabilidade da Talos, Robin Fielder.
A Bayou Bend é operada pela Chevron (50%), por meio de sua divisão Chevron New Energies, a Talos Energy (25%), por meio de sua divisão Talos Low Carbon Solutions, e agora a Equinor. A petroleira adquiriu sua participação de 25% por meio da compra da Texas Carbon 1 LLC, uma subsidiária da Carbonvert.
Fonte: Revista Brasil Energia