A Equinor firmou um acordo para fornecer entre 1 a 1,5 bilhões de m³ de gás natural por ano (o equivalente a 10 a 15 TWh por ano) para a RWE, empresa de energia alemã, informou a primeira companhia em comunicado divulgado nesta segunda-feira (30). O contrato possui duração de cinco anos, com início já neste mês, e o gás será entregue no centro comercial virtual da Alemanha operado pela Trading Hub Europe (THE).
De acordo com a Equinor, o novo contrato baseia-se no relacionamento de longa data entre as companhias. No início deste ano, por exemplo, as empresas anunciaram o plano para desenvolver cadeias de valor em grande escala – inicialmente alimentadas a gás para, posteriormente, serem alimentadas com hidrogênio – com o objetivo de garantir a segurança do abastecimento e reduzir as emissões, no âmbito da parceria firmada entre Noruega e Alemanha em relação ao Clima, Renováveis e Indústria Verde.
“A Alemanha e a Noruega são parceiras energéticas desde que as exportações de gás norueguesas começaram, há mais de 45 anos. Estou muito satisfeito por continuarmos a desenvolver esta parceria e por podermos anunciar outro acordo bilateral entre a Equinor e a RWE”, afirmou Helge Haugane, vice-presidente sênior de Gás & Energia da Equinor, segundo o comunicado.
“O recém-concluído acordo de fornecimento de gás acrescenta mais um importante alicerce ao nosso portfólio pan-europeu de gás natural, contribuindo para a segurança do abastecimento”, completou Andree Stracke, CEO da RWE Supply & Trading.
Fonte: Revista Brasil Energia