unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/08/22

Equinor liberada para perfurar em Bacalhau

Sonda West Saturn, da Seadrill / Fonte: Marinha do Brasil

O Ibama renovou a licença de operação da Equinor para as atividades de perfuração marítima e testes de curta duração no campo de Bacalhau, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, na segunda-feira (15). A renovação autoriza a perfuração de nove poços de desenvolvimento no campo, remanescentes dos 12 poços autorizados na primeira fase de exploração dos antigos blocos BM-S-8 e Norte de Carcará.

As atividades serão realizadas pelo navio-sonda West Saturn, da Seadrill. Esses nove poços, que incluem os poços necessários para o primeiro óleo em 2024, fazem parte da campanha de perfuração da primeira fase de Bacalhau – que contempla, ao todo, 19 poços. Em resposta ao PetróleoHoje, a Equinor informou que segue com as determinações para obter as aprovações para os poços adicionais junto ao Ibama.

Além da campanha de perfuração, a primeira fase do projeto também inclui a instalação do FPSO próprio (que terá capacidade para produzir 220 mil bpd e está sendo construído pela Modec no estaleiro Dalian, na China) e o uso da sonda DS-17, da Valaris, afretada em julho deste ano, que irá operar ao lado da West Saturn.

A segunda fase de desenvolvimento do ativo, voltada para a extinta área de Carcará Norte, está sendo estudada pela Equinor e, até o momento, não possui data de início definida. O primeiro óleo de Bacalhau está previsto para o terceiro trimestre de 2024, conforme o plano de desenvolvimento enviado à ANP.

Bacalhau engloba os blocos BM-S-8 e Norte de Carcará, a uma distância mínima de 185 km do município de Ilhabela (SP). O campo é operado pela Equinor (40%), em parceria com a ExxonMobil (40%) e a Galp (20%).

Fonte: Brasil Energia