Renovação por mais um ano estende o contrato original, iniciado em 2022, até outubro de 2027, informou a Seadrill

A Equinor prorrogou o contrato de afretamento da sonda West Saturn, que opera no campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos, informou a Seadrill em comunicado divulgado na sexta-feira (30). O exercício da opção de renovação adiciona US$ 114 milhões à carteira de pedidos da Seadrill e estende o contrato original, iniciado em 2022, até outubro de 2027.
“A continuidade do contrato por um sexto ano consecutivo reforça nossa colaboração de longo prazo com a Equinor no Brasil, onde compartilhamos o compromisso de realizar operações offshore seguras e confiáveis em uma bacia de importância estratégica”, afirmou o presidente e CEO da Seadrill, Simon Johnson, segundo o comunicado.
A West Saturn é uma sonda de perfuração de águas ultraprofundas, que pode operar em lâmina d’água de até 3,6 mil m. O contrato firmado com a Equinor foi iniciado em outubro de 2022 e possui opções de extensão para até setembro de 2030, segundo o Fleet Status Report mais recente da Seadrill, de novembro.
O campo de Bacalhau, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, possui reservas recuperáveis superiores a 1 bilhão de barris de boe. No momento, o FPSO que opera no campo possui capacidade de 220 mil bpd e sistema de manipulação e injeção de gás de 15 milhões de m³/dia.
Bacalhau está localizado em duas licenças, BM-S-8 e Norte de Carcará, sendo operado pelo consórcio formado por Equinor (40%, operadora) em parceria com a ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%) e a PPSA, gestora do contrato de partilha.
Fonte: Revista Portos e Navios