A companhia neozelandesa Steelbro trouxe para o Brasil o Sidelifter, um carregador lateral de contêineres. De acordo com o gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, Cristiano Tatsch Sarturi, com o novo carregador pode-se queima algumas etapas do processo o que representa uma boa economia para as empresas do setor.
Com o equipamento, a operação de carregamento e descarregamento é mais rápida, reduzindo o tempo de ocupação das docas e automatizando todo o processo, já que o Sidelifter é autossuficiente e está equipado com um conjunto de guindastes destinado ao carregamento e descarregamento de contêineres de até 45 pés e pesando até 40 toneladas.
Diversos países que já adotaram o novo modelo de carregamento de carga. Na Europa, por exemplo, a Skoda, já utiliza o equipamento, assim como a Saam, no Chile e a Linfox, na Austrália. Segundo Sarturi, o Brasil é um dos mercados com maior potencial de expansão no setor logístico.
Intermodal South America 2012
O novo equipamento será apresentado e estará em funcionamento de 10 a 12 de abril, na área externa reservada a equipamentos de grande porte do Transamérica Expo Center, em São Paulo, durante a realização da Intermodal South America 2012 – principal evento das Américas para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.
Na mesma área externa, outros expositores da feira, empresas especializadas em todas as modalidades de transporte de cargas, também exibirão equipamentos de média a grande porte, entre eles, contêineres e vagões.