Acordo estimado em R$ 1,9 bilhão marca a entrada de um novo supridor de gás no Espírito Santo

A ES Gás firmou um contrato de suprimento de gás natural com a Galp, informou a distribuidora na sexta-feira (23). O acordo está avaliado em R$ 1,9 bilhão e possui vigência de dez anos. Esta é a primeira vez que o Espírito Santo conta com um novo supridor de gás natural além da Petrobras.
A petroleira portuguesa se comprometeu a prover um volume total de 912 milhões de m³ de gás natural, sendo 100 mil m³/dia nos anos de 2023 e 2024, 200 mil m³/dia em 2025 e 300 mil m³/dia entre 2026 e 2032.
A diversificação de seus agentes supridores era um dos objetivos da ES Gás desde o início deste ano, quando a distribuidora decidiu permanecer com o processo para suprimento de gás natural aberto em 2022.
“O contrato com a Galp materializa os esforços da companhia para diversificar as fontes supridoras, uma importante ação para as empresas distribuidoras num mercado em transição, à medida que diminui a dependência do principal fornecedor” declarou o diretor de Operações da ES Gás, Antonio Fernando Cesar Filho.
Anterior ao contrato com a Galp, a única supridora da ES Gás era a Petrobras, que saiu vencedora da última oferta pública realizada em dezembro de 2021. O volume contratado foi da ordem de 1,6 milhão de m³/dia e o contrato vai até 2025.
Em 2022, a Galp iniciou o suprimento de gás para a Potigás em fevereiro e saiu vencedora da chamada pública feita pela Cegás em maio.
Fonte: Revista Brasil Energia